Elon Musk Apresenta Robô Humanoide Optimus que pode “fazer qualquer coisa”.

O CEO da Tesla afirma que o Optimus pode “fazer qualquer coisa”, destacando o potencial revolucionário do robô humanoide para diversas tarefas.

No evento foi mostrado um vislumbre de como será o futuro, de carros autônomos a robôs humanoides, o evento foi repleto de ideias futuristas.

Elon Musk revela seu novo robô humanoide chamado Optimus. | Imagem: Tesla

Resumo

  • Tesla revela Cybercab e apresenta robô Optimus no evento We, Robot
  • Optimus é um robô humanóide que pode fazer “qualquer coisa”
  • Elon Musk acredita que será o produto mais significativo já criado

 

A mais recente inovação de veículos autônomos de Elon Musk inclui o novo robotáxi chamado Cybercab e um Robovan. Embora esses veículos futuristas tenham atraído muita atenção, a Tesla surpreendeu ao apresentar uma série de robôs humanoides, conhecidos como Optimus, que entraram em cena antes do Robovan. Segundo a empresa, os robôs Optimus poderão auxiliar os humanos em tarefas cotidianas, como pegar um copo de água ou buscar um pacote na porta.

Durante o evento, Musk disse que Optimus pode “fazer qualquer coisa” enquanto descreve o robô humanoide. “O Optimus irá caminhar entre vocês. Vocês poderão caminhar até eles, e eles servirão bebidas,”, disse ele, citando exemplos como passear com o cachorro, cuidar de crianças, cortar a grama e servir bebidas. De acordo com o CEO da Tesla, o Optimus custará aos utilizadores $20.000 a $30.000 a longo prazo. “Acho que este será o maior produto de qualquer tipo,” Musk disse.

Optimus é uma versão aprimorada do robô Gen 2, apresentado por Musk no ano passado. Embora atualmente tenha funcionalidades limitadas, Musk afirmou que o robô será capaz de realizar “tarefas úteis” até o final deste ano, com a previsão de disponibilidade comercial para o final do próximo ano.

O robô Optimus da Tesla custará aproximadamente $20,000.

O robô Optimus da TeslaEscola gesticula no dia de um evento de inauguração em Los Angeles, Califórnia, em outubro. 10, 2024.
via REUTERS

Uma interação muito interessante entre o robô Optimus e um humano no evento ocorreu quando lhe perguntaram: “Qual é a parte mais difícil de ser um robô?”. Optimus, após uma breve pausa para “refletir”, respondeu de forma surpreendentemente humana: “Tentar aprender a ser como vocês.” A resposta não foi apenas profunda, mas também acompanhada por gestos de mão, imitando a comunicação humana. Foi impressionante ver o robô entender nuances sutis das interações humanas.

 

Robôs Optimus dançam em um evento de inauguração em Los Angeles, Califórnia, EUA. 10 De outubro de 2024.
via REUTERS

 

Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, a Tesla tem lançado atualizações para mostrar o progresso do robô Optimus, como a demonstração realizada na última quinta-feira. O modelo Gen 2 representa o mais recente avanço na evolução dos robôs. Embora seja um passo em direção ao futuro, isso pode ser um pouco assustador. Lembre-se de como foi estranho quando a OpenAI lançou o modo de voz humano no ChatGPT. Agora, imagine algo se movendo e falando como um ser humano, mas que, na verdade, não é humano.

Confira alguns vídeos e fique ainda mais impressonado!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *