Smartphone Xiaomi Redmi Note 12 4G vale a pena mesmo? ou o barato pode sair caro?

Hoje vamos trazer um Review desse celular da Xiaomi que até a data de hoje (15/10/2023) está sendo um dos produtos eletrônicos mais vendidos na Amazon e outras lojas.

 

 Smartphone Xiaomi Redmi Note 12 4G (6GB RAM 128GB)

 

Celular Xiaomi Redmi Note 12

 

Conteudo:

 

Assim como no ano passado, a Xiaomi lançou com uma série de Redmi Notes este ano e parece haver versões para diferentes mercados também. Três deles estão disponíveis no Brasil – o Redmi Note 12 4G, Redmi Note 12 5G e Redmi Note 12 Pro 5G.

O Redmi Note 12 4G é o mais acessível do grupo e um dos mais procurados também, até mesmo por ser uma variante 4G dos outros modelos do Note 12, reduzindo mais o preço. Acreditamos que isso é totalmente justificável, embora os recursos da rede 5G sejam impressionantes e muito melhores, porém para a maioria esmagadora dos usuários no Brasil, ela oferecem pouco ou nenhum benefício adicional de fato, valendo a pena assim pagar mais barato e continuar usando a rede 4G ( isso sem contar que existem várias localidades que ainda não  possuem suporte a rede 5G).

Comparado com a opção 5G, o 4G apresenta poucas desvantagens. É praticamente o mesmo celular com câmera principal, prossessador e configurações de memória diferentes. Como esperado, pelo fato de ser mais barato, em torno de R$ 1000 (mil reais),  as configurações de memória começam nos 4GB/64GB.
A câmera principal possui 50 Megapixels (até um pouco melhor do que a versão 5G que possui 48 Megapixels)  e a câmera de selfie possui 13 Megapixels. O que posso dizer em resumo sobre a câmera é que dá até pra tirar boas fotos pela parte do dia, já a noite perde bastante qualidade, porém dá pra conseguir imagens decentes com o modo noturno, uma câmera bem básica.
Câmera traseira
O slot para cartão microSD é dedicado, o Snapdragon 685 aparenta ser notavelmente mais potente que o Snapdragon 4 Gen 1, especialmente ao observar a velocidade do clock. Considerando que ambos os SoCs são relativamente recentes, ainda é uma incógnita qual deles se destacará no desempenho final.
A bateria de 5.000 mAh é uma de suas grandes vantagens, tendo uma autonomia de até um pouco mais de 24h (não abusando de jogos, claro). Já o carregador de 33W demora cerca 1 hora para encher totalmente a bateria.
Carregador
A melhor parte é que o Redmi Note 12 4G mantém um painel AMOLED de 6,67 polegadas com taxa de atualização 120 Hz e resolução Full HD, tudo isso com a proteção Gorilla Glass 3, o que é uma grande pechincha para as categorias na faixa de 1000 Reais. Além disso ainda tem alto brilho máximo e boas cores.
Tela
Agora o sistema de áudio é definitivamente um dos seus pontos mais fracos, o som não é estéreo. Tem apenas uma saída de áudio que limita o áudio a mono, ela fica ao lado do conector USB-C e a qualidade (além da potência) estão abaixo da média. Sendo assim se quiser ouvir músicas em qualidade melhor, é mais confortável conectar um fone de ouvido ( Bluetooth ou com fio).
Saída de áudio e entrada de Fone
Outro detalhe importante é que não possui tecnologia NFC, portanto não é possivél usa-lo como cartão de crédito ou débito ao fazer compras em estabelecimentos, além de outras funções e também vale lembrar que acompanha carregador, capinha e película aplicada.
Acessórios

Resumo das especificações do Xiaomi Redmi Note 12 4G:

 

  • Construção: 165,7×76,0x7,9mm, 184g; Frente Gorilla Glass 3, parte traseira e moldura de plástico; IP53, resistente a poeira e respingos.
  • Tela: 6,67 “AMOLED, 120 Hz, 450 nits (típico), 700 nits (HBM), 1200 nits (pico), resolução de 1080x2400px, proporção de aspecto 20:9, 395ppi.
  • Chipset: Qualcomm SM6225 Snapdragon 685 (6 nm): Octa-core (4x 2,8 GHz Cortex-A73 e 4×1,9 GHz Cortex-A53); Adreno 610.
  • Memória: 4 GB de RAM, armazenamento interno de 128 GB, UFS 2.2; microSDXC (slot dedicado).
  • SO/Software: Android 13, MIUI 14.
  • Câmera traseira: Grande angular (principal) : 50 MP, f/1.8, 1/2,76″, 0,64µm, PDAF; Ultra grande angular : 8 MP, f/2.2, 120˚, 1/4″, 1,12µm; Macro : 2 MP, f/2.4.
  • Câmera frontal: 13 MP, f/2,5, (grande angular), 1/3,0″.
  • Captura de vídeo: Câmera traseira : 1080p@30fps; Câmera frontal : 1080p@30fps.
  • Bateria: 5000mAh; 33W com fio.
  • Diversos: Leitor de impressão digital (montado na lateral); Porta de infravermelhos; Conector de 3,5 mm.
  • Não Possui: NFC

Vantagens:

  • Tela de excelente qualidade
  • Design bonito e atraente, com classificação IP53.
  • Custo-benefício
  • Bateria com ótima autonomia
  • Acompanha carregador, capinha e película aplicada

Desvantagens:

  • Não possui NFC
  • Câmeras com baixo desempenho, principalmente em ambientes escuros.
  • Vem com muitos aplicativos instalados (mas você pode desinstalar sem problemas).
  • Não há alto-falantes estéreo

Afinal, vale a pena mesmo?

 

A Xiaomi alcançou um bom equilíbrio com o Redmi Note 12 4G deste ano. O aparelho tem uma tela muito boa, bateria de longa duração, carregamento suficientemente rápido, desempenho adequado, o mais recente combo MIUI + Android (ao contrário de seus irmãos) e, embora o desempenho da câmera seja bastante inexpressivo, ainda é bastante decente para a faixa de preço. Gostaríamos que mais trabalho fosse feito para melhorar o modo noturno dedicado. Também não conseguimos entender o porque de a Xiaomi ter removido os alto-falantes estéreo e o NFC. Essa última parte pode ser um obstáculo para alguns de vocês que usam o telefone para pagamento por aproximação (contactless)

Na maioria das vezes, os concorrentes do Redmi Note 12 4G têm melhor desempenho e são consideravelmente mais caros ou não conseguem igualar o conjunto de recursos do Redmi Note 12 4G pelo mesmo preço pedido. Acreditamos que este telefone ficaria confortavel na faixa de preço próxima a 1000,00 R$. Se você não está satisfeito com o que o Redmi tem a oferecer, sugerimos aumentar um pouco mais o limite máximo do seu orçamento. Essa é a única maneira de conseguir um telefone melhor que este Redmi.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima