Como desativar o rastreamento de anúncios “Sandbox de privacidade” do Google – e por que você deveria

Traduzido do site: Electronic Frontier Foundation.

 

O Google lançou o “Privacy Sandbox”, um recurso do Chrome anunciado pela primeira vez em 2019 que, entre outras coisas, troca cookies de terceiros – a forma mais comum de tecnologia de rastreamento – pelo que a empresa agora chama de “Tópicos”. Tópicos é uma resposta à resistência contra a proposta de Aprendizagem Federada de Coortes (FLoC) do Google, que chamamos de “ uma péssima ideia ” porque deu ao Google ainda mais controle sobre a publicidade em seu navegador, sem proteger verdadeiramente a privacidade do usuário. Embora tenha havido algumas mudanças na forma como isso funciona desde 2019, o Topics ainda rastreia seu uso da Internet para publicidade comportamental do Google.

Se você usa o Chrome, pode desativar esse recurso por meio de uma série de três configurações confusas.

Com a versão do navegador Chrome lançada em setembro de 2023, o Google rastreia seu histórico de navegação na web e gera uma lista de “tópicos” de publicidade com base nos sites que você visita. Isso funciona como você poderia esperar. No lançamento, existem quase 500 categorias de publicidade – como “Empréstimos estudantis e financiamento universitário”, “Paternidade” ou “Roupa íntima” – nas quais você é jogado com base em tudo o que está lendo online. Um site compatível com Privacy Sandbox perguntará ao Chrome quais tipos de coisas você supostamente gosta e, em seguida, exibirá um anúncio de acordo.

A ideia é que, em vez das dezenas de cookies de terceiros colocados em sites por diferentes anunciantes e empresas de rastreamento, o próprio Google rastreie seus interesses no próprio navegador, controlando ainda mais o ecossistema publicitário do que já faz. O Google chama isso de “privacidade de anúncios aprimorada”, talvez apoiando-se na ideia de que a partir de 2024 eles planejam “eliminar gradualmente” os cookies de terceiros que muitos anunciantes usam atualmente para rastrear pessoas. Mas a empresa ainda irá engolir seus hábitos de navegação para lhe veicular anúncios, preservando seus resultados financeiros em um mundo onde a competição pela privacidade a está empurrando para eliminar gradualmente os cookies de terceiros.

O Google planeja testar o Privacy Sandbox ao longo de 2024. O que significa que durante o próximo ano ou depois, cookies de terceiros continuarão a coletar e compartilhar seus dados no Chrome.

Os novos Tópicos melhoram um pouco em relação ao FLoC de 2019. Ele não usa o FLoC ID, um número que muitos temiam que fosse usado para tirar suas impressões digitais. Os tópicos de segmentação de anúncios são todos públicos no GitHub , evitando quaisquer categorias claramente sensíveis, como raça, religião ou orientação sexual. Os controles de privacidade de anúncios do Chrome, detalhados abaixo, permitem que você veja em quais tipos de categorias de interesse o Chrome o coloca e remova quaisquer tópicos cujos anúncios você não deseja ver. Há também um meio simples de cancelar, que o FLoC nunca teve durante os testes .

Outros navegadores, como Firefox e Safari, incluíram proteções de privacidade contra cookies de terceiros em 2019 e 2020, respectivamente. Nenhum desses navegadores tem algo parecido com o Privacy Sandbox, o que os torna melhores opções se você preferir mais privacidade.

O Google referir-se a tudo isso como “privacidade” é enganoso. Mesmo que seja melhor que os cookies de terceiros, o Privacy Sandbox ainda está rastreando, é feito apenas por uma empresa em vez de dezenas. Em vez de ficarmos debatendo entre diferentes métodos de rastreamento, mesmo com pequenas melhorias, deveríamos trabalhar em direção a um mundo sem anúncios comportamentais .

Mas se você optar pelo Chrome, poderá pelo menos desativar esses recursos.

 

Como desativar o Sandbox de privacidade

 

Dependendo de quando você atualizou o Chrome pela última vez, você já pode ter recebido um pop-up solicitando que você concorde com “Privacidade aprimorada de anúncios no Chrome”. Se você apenas clicou no grande botão azul que dizia “Entendi” para fazer o pop-up desaparecer, você ativou. Mas você ainda pode voltar para a página de cancelamento com bastante facilidade clicando no ícone de três pontos (⋮ ) Configurações Privacidade e segurança > página Privacidade de anúncios . Aqui você encontrará esta tela com três configurações diferentes:

 

 

  • Tópicos de anúncios : Este é o componente fundamental do Privacy Sandbox que gera uma lista de seus interesses com base nos sites que você visita. Se deixar esta opção ativada, você eventualmente obterá uma lista de todos os seus interesses, que são usados ​​para anúncios, bem como a capacidade de bloquear tópicos individuais. Os tópicos são atualizados a cada quatro semanas (acima de semanalmente na proposta dos FLOCs) e os aleatórios serão incluídos para garantir. Você pode desativar isso totalmente configurando o botão de alternância para “Desligado”.
  • Anúncios sugeridos pelo site : esse botão de alternância com nome confuso é o que permite aos anunciantes fazer o que é chamado de “remarketing” ou “retargeting”, também conhecido como “depois que eu compro um sofá, todos os sites na Internet anunciam esse mesmo sofá para mim”. Com esse recurso, o site um fornece informações à sua instância do Chrome (como “essa pessoa adora sofás”) e o site dois, que veicula anúncios, pode interagir com o Chrome de forma que um anúncio de sofá seja exibido, mesmo sem o site dois saber que você adora sofás. Desative isso configurando o botão de alternância para “Desligado”.
  • Medição de anúncios : permite que os anunciantes acompanhem o desempenho dos anúncios armazenando dados em seu navegador que são compartilhados com outros sites. Por exemplo, se você vir um anúncio de um par de sapatos, o site obterá informações sobre a hora do dia, se o anúncio foi clicado e onde foi exibido. Desative isso configurando o botão de alternância para “Desligado”.

Se você estiver no Chrome, Firefox, Edge ou Opera, também deve levar suas proteções de privacidade um passo adiante com nosso próprio Privacy Badger , uma extensão de navegador que bloqueia rastreadores de terceiros que usam cookies, impressões digitais e outros métodos sorrateiros. No Chrome, o Privacy Badger também desativa a API Topics por padrão.

Fonte: Electronic Frontier Foundation

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